Térmica

Uma câmera de imagem térmica (CIT) é uma câmara especializada que converte a radiação infravermelha em uma imagem visível, permitindo que o usuário da câmera para visualizar um cenário mais completo, mesmo que seja obscurecida pela fumaça e outros distúrbios visuais. Há uma série de utilizações para as câmeras de imagem térmica, que vão desde combate a incêndios para a saúde pública, e esta tecnologia tem sido amplamente adotada em muitos países ao redor do mundo. O custo de câmeras de imagem térmica tende a ser muito caro, sobretudo com os modelos high-end, que variam de câmeras montadas em capacetes portátil para veículos montados versões. 

Em um exemplo clássico de como uma câmera de imagem térmica é usada, uma equipe de busca e salvamento à procura de alguém perdido na mata poderia fazer a varredura de uma área com uma câmera de imagens térmicas, olhando para a assinatura de calor de um corpo humano. Usando a câmera permitiria a equipe para trabalhar à noite e em condições meteorológicas adversas, aumentando consideravelmente a velocidade de emergência e, portanto, a chance de sobrevivência. 

Esta tecnologia evoluiu no serviço militar, onde tem uma série de usos, e se espalhou para fora da lei, de combate a incêndios, segurança e outras indústrias. Uma câmera de imagem térmica típica retrata objetos dentro da normalidade ou faixas de temperatura esperada em tons de cinza, com destaque para as áreas invulgarmente fria ou quente em cores. Geralmente, as regiões mais frias são mostradas em azul, verde e violeta, enquanto hotspots são vermelho, laranja e amarelo, pois as pessoas estão familiarizados com este código de cores. Extremamente áreas quentes podem ser mostradas em branco puro. 

 

Conheça as soluções em Câmeras térmicas FLIR e AXIS