AXIS Camera Companion simplifica o gerenciamento de projetos de videovigilância
05
Maio
2012

A Axis Communications lançou uma solução que simplifica a instalações de câmeras IP em projetos de videovigilância. O AXIS Camera Companion (ACC) pode ser usado para instalações de até 16 câmeras, sendo ideal para projetos que não contavam com uma solução de gerenciamento e instalação fácil.

A novidade facilita a instalação uma vez que, ao plugar a câmera em um switch ou em um storage, a solução reconhece imediatamente a câmera e gera imagens no mesmo instante, eliminando a necessidade de outras configurações. “A partir de agora, a instalação de uma câmera IP se torna tão simples e prática que elimina todos os mitos do mercado”, afirma Sergio Fukushima, gerente técnico da Axis para a América do Sul.

Tradicionalmente, sistemas analógicos de CFTV conectam as câmeras a uma unidade de gravação central (DVR, ou Digital Video Recorder). O AXIS Camera Companion dispensa o DVR. O vídeo é gravado em cada câmera em um cartão de memória SD comum.

De acordo com Sergio Fukushima, essa inovação simplifica a instalação e pode baratear os projetos. “Equipamentos de storage representam um dos maiores custos em um projeto de segurança eletrônica”, justifica Fukushima.  Além de facilitar a instalação, a solução oferece um ganho técnico ao eliminar o DVR. Num sistema DVR, se o disco rígido falhar, o vídeo é perdido.

No ACC, mesmo se uma câmera ou um cartão SD não funcionar, as outras continuam gravando. A rede é necessária apenas para visualizar o vídeo ao vivo ou gravado.  O software cliente para PC grátis é necessário apenas durante a instalação. Para visualizar vídeos ao vivo ou gravados, ou exportar vídeos depois de um incidente, pode ser usado o softeware cliente ou ainda um aplicativo de smartphone.  Dessa forma, o AXIS Camera Companion oferece qualidade HDTV para uma identificação confiável de pessoas e incidentes com clipes de vídeo ou imagens que podem ser exportadas de forma simples.

O acesso à internet é fácil de ser configurado, e com o suporte para aplicativos para iPhone, iPad e Android, o AXIS Camera Companion permite ao usuário ver o vídeo em qualquer momento, e em qualquer lugar.  “O AXIS Camera Companion é uma solução de vídeo em rede preparado para o futuro e escalonável que protege o investimento do cliente”, pontua Alessandra Faria, diretora da Axis Communications para a América do Sul. “O processo de acrescentar câmeras ao sistema é fácil, e câmeras analógicas existentes podem ser integradas usando codificadores de vídeo da Axis. Se o usuário quiser passar para outra solução IP no futuro, as câmeras e os codificadores Axis podem ser reutilizados, assim como o equipamento de rede”, explica Alessandra.  Não é cobrado nenhum valor pelo acréscimo de câmeras. Isso permite começar de forma simplificada e ir aumentando o sistema conforme a necessidade. Além disso, o software está disponível em português, facilitando ainda mais a instalação para instaladores brasileiros.

Pin It
Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.